Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de julho de 2014

JZSMTK JazSmetak tak tak

JZSMTK 


JazSmetak tak tak 

O nome JZSMTK (pronuncia-se Jazsmetak) é um neologismo entre a palavra jazz e o sobrenome do genial decompositor da música contemporânea no Brasil: Walter Smetak (1913-1984). Smetak era um alquimista do som, cultivava o empirismo estético como forma de desenvolvimento das percepções e do autoconhecimento. Sua atividade percorria a investigação musical pela via da invenção, ligando a exploração ativa das sonoridades instrumentais e dos objetos que nos rodeiam ao exercício sonoro da busca por novas experiências artísticas, tanto na construção de instrumentos e esculturas sonoras quanto na composição de peças musicais e teatrais.



              


Já a palavra jazz designa um estilo musical nascido nos Estados Unidos, oriundo da mescla de sonoridades africanas, latinas e europeias clássicas, tudo altamente vinculado à improvisação melódica e rítmica. O jazz terminou ressignificando a improvisação como procedimento musical na modernidade, e liberou a criatividade dos músicos ao mesmo tempo em que deu ao público a possibilidade de experimentar estruturas diferentes das tradicionais, colocando em xeque a distinção entre música erudita e música popular. 

                                                    

JazSmetak na Espaço Serralheria pt. IV 

(com Gabriel Kerhart)

Daniel Avila: Clarinete e saxofone

Francisco França: Bateria e trompete

Xantilele: Baixo

Rômulo Alexis: Trompete

Matias Viola: trompa

Deco Pereira: percussão e plástica sonora



O JZSMTK fusiona esses dois sentidos, ligando a exploração ativa das sonoridades instrumentais e dos objetos que nos rodeiam ao exercício sonoro da busca pelo novo, através da interação de instrumentos tradicionais e outros criados e montados pelo própio grupo em dinâmicas de improvisação coletiva, nas quais se faz um convite à participação ativa do público nas performances. 







JZSMTK - Surgida em 2005, JZSMTK é uma banda que já passou por diferentes formações. Já foi quarteto com piano, já foi power trio e agora é um quinteto que mistura timbres de instrumentos orquestrais – como a trompa e o clarinete – e populares – como o trompete e a bateria –, ambientados com o auxílio de instrumentos e plásticas sonoras construídas pelo grupo. 
Como o próprio nome diz, JazSmetak é uma variação da palavra jazz com o nome de uma figura luminar da vanguarda instrumental e sonora: Walter Smetak. Na esteira dessa fusão experimental, a banda segue uma linha de pesquisa norteada pelo free jazz, pela busca de novos processos de criação coletiva e pela exploração de novas sonoridades. Improvisando livremente, os músicos buscam uma dinâmica coordenada, sem se prender a estruturações hierárquicas tradicionais, superando as limitações dos instrumentos tradicionais, por meio do uso de técnicas estendidas e da produção de novos instrumentos, e recomeçando a tarefa traçada por Smetak: a busca de novos sons. A banda realizou diversas apresentações, interagindo com grupos de dança e com o público, em eventos na Casa das Rosas, no Café Aurora, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no Syndikat Jazz Club, no Centro Cultural Popular Consolação (CCPC), no Museu de Arte Moderna (MAM) e em coletivos de arte.





 INFORMAÇÕES E CONTATO 
https://soundcloud.com/jazsmetak
http://romulex.wordpress.com/
http://membranaexperimental.wordpress.com/
https://www.youtube.com/watch?v=87IGPSUxGK0
https://www.youtube.com/watch?v=cjO0ZLOlCII&list=PLMMuERvi7z6Yr3qwbKxPimj4bj08hiWga&index=4
romuloalexis@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário